O mês de outubro é mundialmente conhecido por trazer consigo um alerta importante: a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil, com uma estimativa de 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Esse número é assustador não só para a população feminina, mas também para a comunidade médica e sociedade em geral.
A detecção precoce continua sendo fundamental na luta contra essa patologia, melhorando muito o prognóstico, as chances de cura e a redução de custos associados ao tratamento. Cerca de 95% dos casos têm chance de cura quando diagnosticado em sua fase inicial.
Em um cenário no qual 80% das mulheres brasileiras acima de 50 anos, não realizam exames de mamografia na frequência recomendada, por uma variedade de questões como má distribuição de equipamentos, dificuldades de agendamento, insegurança e limitações financeiras, diagnosticar precocemente é um desafio!
Diante desse panorama, nós da Huna reconhecemos a necessidade de criar soluções responsáveis, inovadoras, acessíveis e com alto potencial de escalabilidade para priorizar mulheres mais expostas aos riscos, ajudando a otimizar a cadeia diagnóstica de forma segura.
Fortalecendo a importância do rastreamento precoce, estamos alinhados com a missão do movimento Outubro Rosa para conscientizar o público da importância do diagnóstico precoce, levando informações sobre desafios da jornada oncológica, tanto para profissionais da saúde e pacientes, assumindo o compromisso de avançar cada vez mais nessa pauta de forma constante e incessante!
Ao longo do mês, elaboramos uma série de ações nos nossos canais sobre o tema para ampliarmos a discussão e somar esforços nessa luta. Vamos juntos?